sábado, 12 de maio de 2012

A prudência e as pessoas

Existem algumas situações em que é melhor ficar calado. Isto aprendi no dia a dia do trabalho. Eis que durante bastante tempo no serviço de campo, a coletar informações para as reportagens, notei que, por vezes, algumas pessoas com quem eu falava, referiam-se com críticas a outras.

Até aí nada mais normal, dentro da vida de cada um. Somente uma distinção. Ocorriam oportunidades em que as pessoas criticadas também eram minhas interlocutoras, fontes de informação e até mantinha laços de amizade mais próximo.

Assim, o que fazer quando ouvir falar de pessoa que você curte e respeita. E a pessoa que fala também é respeitada por você? Aprendi, de forma prática, como proceder. Ficar calado, ouvir e não emitir a opinião. Isto não é se esconder ou ser alienado. É uma forma de se poder manter com bons vínculos com todas as partes envolvidas. Mesmo porque as divergências não eram entre eu e a pessoa criticada, mas de quem eu ouvia naquele momento. Assim, melhor calar por vezes... É prudente e não faz mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário