segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Criminosos esbajam nomes de astros

Para quem saiu da universidade (1987) sem saber o que era computador - havia apenas dois terminais do que se chamava videotexto e que eram inacessíveis - após alguns meses retomo o blog e com um laptop meu mesmo. Uma grande vitória em dias que poderiam ser amargos e com muitas trovoadas em razão da saída  do emprego.


Os nomes sempre rendem boas histórias. Na cobertura policial não é diferente. Durante muitos anos deparei-me com casos em que as identidades dos envolvidos, especialmente dos suspeitos de cries, eram dignas de menção e deram um teor diferente aos textos. Um dos casos mais emblemáticos me foi de um John Lennon. Não porque eu seja fã dos Beatles, mas sim por quando me deparei com a história em que esta pessoa estava envolvida, ela ainda era adolescente.


Desta forma, como a lei não permite a divulgação de menores de 18 anos com seus nomes nos textos, a grande diferença na história, que era de um roubo na região do Taquaral, em Campinas, ficou postergada para um momento em que o rapaz já fosse maior de 18 anos. E, por incrível que pareça, isto demorou, mas aconteceu. Por quatro anos visualizei boletins de ocorrência diariamente até que chegou o dia. O tal John Lenon - isto mesmo, Lenon com apenas um N - praticou outro roubo e foi pego pelos policiais.


Nesta data, consegui relatar toda a história e citar um homônimo do ex-Beatle. Disse-me que roubava por que era difícil arrumar emprego e levar dinheiro para sua mãe. Pelo menos a mãe dele não se chamava Julia, como a do cantor e compositor inglês.


Outros dois nomes de astros que permearam as coberturas policiais em Campinas durante duas décadas: Michael Douglas (ator) e James Dean (também ator), com as mais diferentes grafias para os dois nomes. Outro astro lembrado e grafado Ervi Peslei também me mostrou como o gosto por um astro pode influenciar as pessoas e levá-las a adotar em filhos. Infelizmente, de modo diferente ao dos astros, as pessoas aqui mostradas acabaram, de algum jeito, na rota do crime...

Nenhum comentário:

Postar um comentário